sexta-feira, 28 de março de 2008

Fauna e Flora

Foto do site baraoonline

Foto do site baraoonline

Formação de Cristais - Pedra lascada - Fot. Nelson Luiz Trindade

O ecossistema local é basicamente formado pela vegetação rupestre e mata atlântica conjugada com cerrado (zona de transição). Provêm daí inúmeras espécies vegetais e animais, cujos representantes, alguns estão ameaçados de extinção como os lobos-guarás e urubus-reis. Os campos rupestres, na época da floração parecem-se com imensos tapetes floridos com matizes surpreendentes e delicadas formas e texturas. Inúmeras plantas ornamentais crescem naturalmente nestes campos, sendo necessária a conscientização dos visitantes para que não as retirem provocando a sua escassez e conseqüente extermínio. Panoramas grandiosos podem ser observados do cume das montanhas, de onde pode-se inclusive, avistar diversas cidades vizinha, até mesmo parte da capital Belo Horizonte.

Há um ponto em especial que se destaca por sua estratégica localização geomórfica e hidrológica. No lugar conhecido como Serra do Garimpo, já tombado pela Lei Municipal 1.102/99, a referida formação montanhosa funciona como divisor de águas de duas das mais importantes bacias hidrográficas de Minas e também do país: as bacias do rio São Francisco e do rio Doce. De um lado, todos os regatos e cursos d’água correm como tributários do rio das Velhas, principal afluente do São Francisco, e de outro, aqueles que ajudarão a formar os rios da bacia do Médio-Piracicaba, tributários do Rio Doce.

A fauna é riquíssima possuindo inúmeras espécies de aves, répteis, peixes, mamíferos (incluindo felídeos, canídeos, marsupiais e quirópteros). O principal representante, que poderíamos chamar de “mascote” da região, é o lobo-guará, que ainda vaga pela região, animal extremamente tímido que, ocasionalmente, emite vocalizações que mais se assemelham a latidos secos, visto que, ao contrário do que muitos pensam, o guará não uiva como seus parentes do hemisfério norte.
Site baraoonline
Mais fotos nos sites:

14 comentários:

Samea Kurdi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Esse site me ajusou muito, precisava de várias informações sobre a zona de cocais e aqui tirei várias das minhas dúvidas, agradeço pelo autor do site, ajuda mesmo a todos que precisam de informações sobre a zona de cocais!
Abraço,e muito obrigada ;x

Leticia kelly disse...

esse site me ajudou bastante à retirar minhas duvidas!!!!!!
parabens continuem assim

Anônimo disse...

Nossa cara, vc não ajudo quase nada...
Tenho certeza que você só queria postar um blog e colocou umas informações porcas aí. Mas que merda hein?

Anônimo disse...

Parabéns gente, me ajudou bastante com meu trabalho da escola. Obrigada. :D

Anônimo disse...

Parabéns gente, me ajudou bastante com meu trabalho da escola. Obrigada. :D E tem pessoas ai que não sabem de nada e querem criticar, elas que vão se.... sem querer ser mau educada.

Miguel disse...

Obrigado ;D, ajudou na pesquisa da escola... parabéns!

Anônimo disse...

ah não me ajudou muito não!!
pelo que eu estou sabendo a mata de cocais fica mais ao norte do Brasil ali nos estados do Maranhão, Piauí!!!
Mas,em Minas Gerais???? não, sei não hein

Unknown disse...

Lamentável quem não sustenta suas opiniões e faz postagens como "anônimo"!
Há mais de um lugar denominado "Cocais". Esse blog trata do DISTRITO Cocais, pertencente ao MUNICÍPIO de Barão de Cocais, do ESTADO de Minas Gerais.
O objetivo do blog não foi dar todas as informações sobre essa localidade, pois para tanto seria necessário um site. Mas, por isso, mesmo no blog você encontra links onde pode pesquisar mais.
Quanto aqueles que entram num blog para agredir gratuitamente, sugiro que, antes de pesquisare sobre Cocais, pesquisem sobre si mesmo, para se autoconhecerem e compreenderem melhor o porquê de assim agirem...
Paz a todos que aqui vierem!
Heloisa

Anônimo disse...

Que site de merda ¬¬......nem o título sabe colocar direito

Anônimo disse...

nao me ajudou nao fala as plantas nao gostei!2

pedro de paula disse...

esse blog me ajudou muito!!muito obrg,e pra escola,vlw!

Anônimo disse...

nossa que droga de site não tem nada que preste odiei aposto que o autor não sabe de nada

Anônimo disse...

pode até ter poucas informações, mas me ajudou bastante!!!! flw e vlw ◘ 虻弪ᡯ9더㢰侞擼 ☻