quinta-feira, 27 de março de 2008

O Sobrado do Cartório

Foto da Pousada de Cocais

Foto da internet sem autor

Foto da internet sem autor

O Sobrado do Cartório, no Largo de Santana, é uma das últimas construções coloniais existentes na Vila de Cocais. De dois pavimentos, é quase idêntico ao Sobrado do Barão de Cocais, que existia defronte á Igreja de Santana. Nos dois sobrados antigos, existiam pianos razão pela qual fez com que o maestro Fernand Jouteau, viesse para Cocais a fim de concluir a sua famosa ópera “Os Sertões”. O modesto Sobrado do Cartório foi construído pelos bandeirantes Furtado Leite, fundadores de Cocais. Pertenceu a Fernando José do Espírito Santo, conhecido por “Fernando Toco”. que era o dono da Fazenda do Engenho e trabalhava com tropas e comércio de café. O apelido foi por motivos de ele praticar um esporte da época: chanfrar um toco de uma árvore com perfeição.

Mas, conta a lenda, que Fernando Toco, ao demolir um alicerce de uma fazenda antiga, encontrou um cocho de pedra sabão, cheio de moedas de ouro em pó. Ficou rico e passou a comprar muitas terras em volta de Cocais.

Porém, Fernando Toco era um grande plantador de café, cuja colheita guardou durante 30 anos. O café subiu de preço e então, vendeu a colheita em lombo de burro, na cidade de Sabará, gerando tamanha riqueza. Analfabeto-não sabia ler e nem escrever- mas tinha uma perspicácia para fazer negócio. Anotava, em formas de código na parede de sua casa, o negócio feito para quitar daqui um ano. Ele lembrava baseado em suas anotações. Dividiu todo o seu patrimônio em vida entre os seus cinco filhos. Morreu aos 107 anos de idade no final de 1940, quando no seu velório a população de Cocais, passou a conhecer o automóvel, que eram vários durante o seu sepultamento.

O antigo Cruzeiro do Largo do Rosário foi construído e conservado por Fernando Toco, que doou um imóvel nas cabeceiras de sua Fazenda do Engenho, para a estrada não passar no terreno de sua propriedade. Fernando Toco, que conheceu o Barão de Cocais, foi também uma figura lendária.
O Sobrado do Cartório, de dois andares, era constantemente transformado em “casa de danças e diversões” e até mesmo de encontros políticos. Hospedou o compositor Fernand Jouteare, e, no ano de 1986, o compositor Milton Nascimento que almoçou com a família Prandini e autoridades cocaienses. Na ocasião, Milton apresentou-se ao público de Barão de Cocais que lotou o estádio do Melusina.

Até início de 2008 o sobrado pertenceu à família Prandini, que ali possuia um Cartório de Registro, cartório esse onde se encontra assinaturas do Barão de Cocais - Tenente Coronel José Feliciano Pinto Coelho da Cunha, ex-presidente da Província de Minas Gerais e do Visconde de Barbacena, dono das minas de ouro do Brucutu e, até mesmo, de Fernando Toco.
Acaba de ser adquirido pela prefeitura do município de Barão de Cocais que o restaurará.
Ver mais fotos nos sites:

Nenhum comentário: