segunda-feira, 24 de março de 2008

Igreja Nossa Senhora do Rosário


Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Bem tombado: Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Localização: Largo do Rosário
Data da construção: Século XVIII
Autor do projeto: *
Proprietário: Cúria Arquidiocesana de Mariana
Tombamento: Processo nº 75-T, Inscrição nº 269, Livro Belas - Artes, fls. 46.
Data: 08. IX. 1939
Finalidade atual: Culto religioso

Como muitas igrejas do Rosário esta foi construída por um grupo de negros forros e senhores mestiços, na época da mineração. Ignora-se porém qualquer informação com respeito a data de construção e quais os profissionais que dela participaram. Pela tradição local, contudo, foi a primeira matriz do local, anterior a de São João Batista.
Esta Igreja foi erguida em 1855 por iniciativa do Alferes Antonio da Silva Sampayo, para que os escravos, os negros forros e os mestiços da irmandade de Nossa senhora do Rosário assistissem às missas, uma vez que os mesmos não podiam entrar na Igreja de Santana (que era freqüentada pelos senhores e nobres) e passou a ser a principal da Vila. A Matriz do Rosário está situada no Largo do Rosário, defronte ao Cruzeiro e ao Chafariz e foi sepultado em sua Sacristia o Mons. João Raimundo de Oliveira, benfeitor da Vila, e que realizou o acréscimo da Igreja. Passou por várias reformas, e é tombada pelo IPHAM.Construída em madeira e taipa, esta igreja tem frontispício simples. Porta central almofadada; acima: três janelas torneados. Luz com resplendor no alto do frontão, e no centro deste, óculo envidraçado. O conjunto é enquadrado por duas torres cobertas por telhados em pirâmides galbadas, encimada por coruchéus. O interior é simples. Altares laterais, em talha simples, sem ornamentação, sob a invocação de São José e Nossa Senhora das Dores. O altar-mor e retábulo são mais ricos e trabalhados, com dois nichos e imagens de santos negros: São Benedito e Santa Efigênia. No forro da capela-mor há uma pintura, representando a coroação da Senhora do Rosário. É de notar o antigo tapa-vento.

Depois de algum tempo fechada para reforma, a Igreja do Rosário foi entregue restaurada à comunidade da Vila de Cocais em 5/10/2003. Nesta ocasião, comemorou-se o dia da santa com a presença do arcebispo D. Luciano de Almeida, Pe. Nedson, Pe. Célio Dell'Amore, Pe. Valter, Diácono Apolinário, seminaristas de Mariana e entidades religiosas da região. Nas fotos mostramos a reabertura e o interior da igreja, o cortejo de Rosário, festeiros, congado e bandas. Clique aqui para ver a galeria de fotos deste evento tiradas pelo jornalista Everton de Paula proprietário da Pousada das Cores: http://www.pousadadascores.com.br/

Clique aqui para ver a galeria de fotos deste evento

Bibliografia:

Carrazzoni, Maria Elisa. Guia dos Bens Tombados, Exped - Expansão Editorial Ltda., Rio, 1980.

Nenhum comentário: