sexta-feira, 4 de abril de 2008

Genealogia e Herança


José Feliciano Pinto Coelho da Cunha
Ascendentes, descendentes e colaterais

José Feliciano Pinto Coelho da Cunha, Barão de Cocais, foi descendente de António Caetano Pinto Coelho, que foi governador da capitania de Itanhaém, no reinado de D. João V. Seus descendentes fixaram-se principalmente em Minas Gerais e casaram entre as famílias mais antigas estabelecidas nessa região do Brasil, descendentes dos Bandeirantes. Da família de António Caetano Pinto Coelho fazem parte, entre outros:

- 1º Marquês de Itanhaém, tutor do imperador D. Pedro II e de suas irmãs,
- 1º Barão de Cocais, político e opulentíssimo empresário da mineração, e
- Felício Moniz Pinto Coelho da Cunha, que foi o 1º marido de Domitila de Castro Canto e Melo (mais tarde agraciada com o título de 1ª marquesa de Santos).

Introdução do Site genealogiacastro

"Há vários caminhos para iniciar-se em Genealogia, como o processo de busca da dupla cidadania e habilitação a alguma herança, entre outros. Eu iniciei através da famigerada herança do Barão de Cocais (José Feliciano Pinto Coelho da Cunha, procure em: Base de Dados no Link Genealogia ao lado). Entre agosto e setembro de 1965, visitou-nos em Barra Mansa - RJ, a D. Maria da Anunciação Charchar (D. Neném), moradora em Belo Horizonte - MG, prima 1.a da minha mãe D. Adalgisa Couto de Castro (D. Ziza). Ela estava buscando complementação de informações e documentos que a levassem a comprovação de sociedade com o referido Barão a algum ascendente nosso. D. Neném já conseguira vários documentos em Guaraciaba - MG, Zona da Mata, então viajei até lá, e consegui achar mais alguns documentos, anexando-os ao processo de habilitação da herança. O Processo foi passado via procuração aos advogados José Alfredo Barreto e Geraldo Barrote em Belo Horizonte (vide reportagem do Jornal O Globo, editado em de fins de 1965: procure José Feliciano Pinto Coelho da Cunha em Base de Dados, no Link Genealogia ao lado e clique em álbum).
*
Nesta mesma época, busquei por documentos em Ouro Preto e Mariana, mas nada consegui visto que a maioria das Paróquias e a Cúria estavam passando por reformas administrativas. Todavia, em visita ao Museu da Inconfidência, tive o grato prazer de entrar em contato com o seu Diretor, Sr. Orlandino Seitas Fernandes, que ministrou-me um curso rápido de genealogia e por fim, apresentou-me a obra Genealogia Paulistana de Luiz Gonzaga da Silva Leme, permitindo conexões aos documentos encontrados em Guaraciaba - MG. Pude então construir gráficos de costados e parei por aí. Somente em fins de 1999, com o incentivo do meu primo Laércio Couto, morador em Viçosa - MG, e com a compra de um micro "top de linha", reiniciei minhas pesquisas, participando pela Internet da Lista de Discussão de Genealogia. Pesquiso também, desde meados de 2000, microfilmes no CHF (Centro de História de Família) da Igreja Mormon, que praticamente microfilmou todos os Registros Paroquiais e Civis do mundo ocidental.
*
Minha base de dados está a disposição de parentes e não parentes para quaisquer comentários e eventuais contribuições, e para utilização não comercial. Somente solicito que citem a fonte: Genealogia de Antônio Carlos de Castro, http://www.genealogiacastro.cjb.net/.
*
Quanto à reprodução das fontes primárias inéditas, para fins comerciais, deverá ser previamente autorizada, visto que os direitos autorais estão registrados na Biblioteca Nacional sob o N.o 245.817 Livro 436 Folha 477 em 27 de novembro de 2001.
*
Finalmente, agradeço ao Sr. Orlandino Seitas Fernandes, que iniciou-me em genealogia; a minha amiga Bartyra Feijó Sette, primeira pesquisadora que conheci no CHF, que muito me ensina e incentiva; a Miriam, outra colega pesquisadora; ao CHF (Igreja Mormon), Estaca Campinas Flamboyant, nas pessoas dos Irmãos Clara, Hugo e Ivone, além de outros voluntários, que pacientemente me ajudam; a Marta Amato, genealogista e historiadora, que me orienta; aos inúmeros colegas das listas de discussão, citados nas minhas fontes; a minha filha Débora que elaborou o site; a Igreja Católica, a maior das fontes, que durante séculos registrou os eventos familiares e que permitiu a Igreja Mormon; fazer o importante trabalho de microfilmagem.
Antônio Carlos de Castro
Campinas, 4 de dezembro de 2001
*

"O barão com grandeza de COCAIS foi José Feliciano Pinto Coelho da Cunha, que nasceu na província de MG e faleceu na mesma província em 9 de Julho de 1869. Era filho de Brigadeiro Antonio Caetano Pinto Coelho da Cunha e de Ana Casemira Furtado de Mendonça. Casou com Antonia Thomasia de Figueiredo Neves, natural de MG".

Nota de Antonio Carlos de Castro:

“Hoje visitei o seu site e no Link A Nobreza de A a Z observei que você não tem a data do nascimento do Barão de Cocais assim como em vários outros sites que mencionam o Barão e gostaria de contribuir com a minha pesquisa, que penso ser inédita. Apesar de achar a certidão de batismo que acredito ser do Barão, gostaria de ratificá-la, visto que aparece somente o primeiro nome, Joseph, como era comum na época. Para confundir um pouco, no Guia de Fundos do Arquivo Nacional achei uma informação errada: que ele nasceu em 1812 e em Santa Bárbara. Reinghantz no Vol.I A-E item VII.3 pag.151 menciona que ele casou na Capela de Santa Quitéria, filial de Santa Bárbara em 2 de fevereiro de 1819. A certidão que achei de Barão de Cocais registra a data de nascimento: 1 de dezembro de 1792, sendo batizado em 16 de dezembro de 1792 na Capela de Santana de Cocais, filial da Matriz de São João Batista do Morro Grande em Barão de Cocais-MG. Teria então casado com 27 anos. Achei também as certidões de nascimentos de 3 de seus 4 filhos: Antonio Feliciano Pinto Coelho da Cunha, nascido em 1 janeiro de 1823; Júlia Amália Pinto Coelho da Cunha, batizada em 8 de setembro de 1824 e Antônia Thomazia Pinto Coelho da Cunha batizada em 28 de março de 1829. Todos foram batizados na Capela de Santana de Cocais. A esposa do Barão Antônia Thomazia de Figueiredo Pinto Coelho faleceu em 29 de outubro de de 1853 em Barão de Cocais, conforme uma petição de sua filha Júlia Amália em 8 de março de 1879, por não achar a certidão no Livro de Óbitos. Do livro de anotações do Barão tirou-se a data do óbito. Tenho também certidões de batismos de 7 irmãos do Barão. Abaixo, o site do Arquivo Nacional no link Guia de Fundos.
Abraços
Antonio Carlos de Castro
Campinas-SP".

Colaboradores:
Antonio Carlos de Castro, pesquisador de Campinas - SP
Wendel Albert Oliveira Pereira, Bacharel em Direito, Monarquista, Genealogista e Pesquisador nas áreas da História Monárquica Brasileira.

64 comentários:

Sou desc do barão de cocais:JOSE FELICIANO PINTO COELHO CUNHA disse...

SOU-
JOSE PINTO PINHEIRO,
FILHO DE
SALVADOR PINTO PINHEIRO,
QUE É FILHO DE
LAZARO PINTO PINHEIRO,
FALEC.EM 1993-SAO PAULO-SP,QUE É FILHO DE
LUIS PINTO PINHEIRO,FALEC.EM 1951-BOTUCATU -SP FILHO DE
URIAS ANTONIO PINTO,FALEC.EM 1939 RIBEIRAO GRANDE DE BOTUCATU-SP FILHO DE
JOSE ANTONIO PINTO,FALEC. EM 1911-BOFETE-SP FILHO DE
JOSE FELICIANO PINTO COELHO CUNHA,O BARAO DE COCAIS,FALEC. 1869

OBS.
O URIAS É IRMAO GEMEO DE IZAIAS ANTONIO PINTO FALEC. EM PARDINHO- SPEM 1937

jts disse...

A FAMÍLIA PINTO COELHO, É PORTUGUESA E EMIGROU PARA O BRASIL, POR VOLTA DO SÉCULO XVI OU XVII.
AS SUAS ORIGENS, PROVEM DAS TERRAS DE BASTO E FELGUEIRAS, NO NORTE DE PORTUGAL. É POSSIVEL, QUE O "BARÃO DE COCAIS", JOSÉ FELICIANO PINTO COELHO CUNHA, NASCIDO JÁ EM "COCAIS", SEJA FILHO DE "PINTOS COELHOS" QUE TERÃO EMIGRADO, DESDE MONDIM DE BASTO. GOSTARIA DE SABER AS ORIGENS CERTAS DO BARÃO E A NATURALIDADE EXACTA DOS SEUS PAIS.
UM ABRAÇO,
J. TEIXEIRA DA SILVA

Anônimo disse...

Fzendo uma pesquiza no nome do meu pai, Olandino Seitas Fernades, me deparei com seu agradecimento.
Muito obrigado pela emoção.
Saudações ouropretanas,
Luiz Alves Seitas Fernandes

maia_alvesoi.com.br

Anônimo disse...

OLÁ BOA TARDE ,FAZENDO BUSCAS E PESQUISAS PARA GENEALOGIA ENCONTREI SEU SITE,NÃO SEI SE VC PODE ME AJUDAR.A FAMÍLIA DO MEU MARIDO VEM D LINHAGEM DE BARÃO DO COCAIS INCLUSE TEM UM LIVRO AO QUAL NÃO RECORDO O NOME PORÉM TEM ALGUÉM NA FAMÍLIA QUE TEM ESSE LIVRO CUJO TEXTO ESTÁ ESCRITO OS DESCENDETES DO BARÃO DE COCAIS QUE POR VENTURA ELE RESIDIA EM MINAS GERAIS,SEBASTIÃO DE OLIVEIRA CUNHA O AVÔ DO MEU MARIDO É NETO DE JOAQUIM JOSÉ MARIA DE MELLO E SEU FILHO É CARLOS AUGUSTO DE OLIVEIRA CUNHA PAI DO SEBASTIÃO,ENFIM ELES SÃO CITADOS COMO HERDERIOS DE BARÃO DE COCASI,ENFIM O Q NOS INTERESSA SABER SE ELES VIERAM DE PORTUGAL E COMO SABER ONDE JOAQUIM NASCEU JÁ FIZEMOS VÁRIAS BUSCAS INCLUSE ESSE PRIMO CITADO Q TEM O LIVRO.FOMOS NO MEMORIAL DO IMIGRANTE,BUSCAS EM SITES ARQUIVO NACIONAL DO RJ,MINEIRO,SP,CEMITÉRIOS,CATEQUESES,SÓ SEI Q CARLOS CASOU E MORREU EM TOLEDO E EM UMA DAS CERTIDÕES FALA Q ELE NASCEU EM EXTREMA MG MAS NÃO FOI.VC VIU Q ELE NÃO TEM MESMO SOBRENOME DO JOAQUIM NAQUELA ÉPOCA ELES MUDAVA MUITO OS NOMES NÉ,POR FIM GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGO A RESPEITO SE VC SABE COMO FAZER ESSAS BUSCAS.OBRIGADA PELA ATENÇÃO(INTERESSE SOMENTE PELA CIDADANIA E GENEAlOGiA)se vc tiver alguma novidade entra em contato com reizarodrigues1@hotmail.com

desempregada disse...

Olá meu nome é Nísia e sou Tetraneta de Nuno Nunes de Gouvêa. Engraçado como datas batem. Segundo a minha família seriam tambem herdeiros de Barao de Cocais, porém aconteceram muitas coisas durante o processo no ano de 1999. Minha família contratou uma advogada chamada Heloisa Helena Muniz Falcão e passamos praticamente este ano inteiro em BH pois existia uma quantia em dinheiro no Banco do Brasil. Toda vez q a herança ia sair um desembargador morria. Realmente acho que podemos montar um livro de histórias de Barão de Cocais. Na época encontramos todos os parentes e entramos com o processo juntos. Resumindo tudo parou porque nossa advogada era falsa e encontra-se presa em Niteroi. Quem sabe juntando um pouco daqui e dali a gente consegue se falar tenho muito que contar.nisiaclelma@yahoo.com.br

Marcelo Donizete, Cubatão, SP disse...

Olá Nísia! Sou neto de Rita Soares de Gouvêa, natural de Mar de Espanha, MG. Minha avó contava a mesma história sobre a herança, que tínhamos direito a ela. Mas ao que parece, todos ficaremos a ver navios. mdmorelatto@yahoo.com.br

SHIRLEY TOSTES disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
SHIRLEY TOSTES disse...

Sou neta de Maria Eugênia de Castro que é da 5a. Geração do Barão de Cocais. Lembro da minha infância em Viçosa-MG (hoje tenho 44anos), onde haviam comentários na família sobre uma ação organizada por diversos herdeiros que não deu em nada. Não sabia dessa ação dos herdeiros em 1999. Gostaria de saber mais a respeito. Alguém pode me dar uma luz?

Leandro Neto disse...

Bom dia, Sou o Leandro moro em Gonçalves extremo Sul de Minas, parece que o Barão de Cocais teve uma fazenda em Conceição dos Ouros ou Cachoeira de Minas esta Propriedade de fato existiu, pois tem um senhor aqui que afirma ser descendente dele e eu gostaria de verificar faço pesquisa genealógica da minha familia que é Vieira da Silva e Ribeiro Rebordões.

Grato

Bethao disse...

Ola pessoal, sou Roberto Carlos dos Santos, neto de Olimpia Antonia de Souza a qual foi procurada anos atras para assinar documentos relativos a herança do Barao de Cocais. Essa historia mexeu muito com minha familia anos atras, mas parece ter tido um fim... so gostaria de saber sobre a possibilidade de confirmar o parentesco. se alguem puder nos ajudar... roberto.mundial@gmail.com

Anônimo disse...

wola pessoal meu nome e jose coelho da silva filho de antonio coelho de moura e rosalina francisca de jesus somos da cidade de desterro de entre rios mg meu pai ja falecido, se dizia erdeiro do barão segundo ele o seu bisavo era tio do baraõ de cocais . gostaria de saber mais ssobre minha genealogia meu emeio,josenourse@hotmai.como moro em itapecerica da serra SP.

val51mabar disse...

Saudacoes, nao tenho parentesco mais recente com o Barao de Cocais embora a maioria dos meus ancestrais sejam Coelho e tenho uma pentavo que assinava Pinto. Porem temos primos que descendem de Luiz e Francisco Furtado Leite, que sao tidos nas tradicoes de familia como descendentes extra maritais do Barao. Gostaria de saber se alguem poderia informar-me das possibilidades de encontrar os vinculos familiares entre a duas familias. Minhas pesquisas estao publicadas no site http://val51mabar.wordpress.com/ e geneaminas.com.br. Agradeco e ponho-me `a disposicao para troca de informacoes. Obrigado, Valquirio de M. Barbalho.

Anônimo disse...

minha ,mãe me disse que o vô do meu avô era barão de cocais,meu nome é beatriz g g l ,me disseram que ele deixou uma grande herança no banco da inglaterra,mas o imposto para retirar a herança á muito mais carro que o valor em joias

Unknown disse...

Sou Walter. filho de João francisco da Silva e Maria Luiza da Silva, já falecidos, sou tataraneto do Barão de Cocais.José Feliciano Pinto Coelho da Cunha, Minha mãe assinou procuração para receber uma herança, mas até hoje não ví herança nenhuma

Aline Cruz disse...

Olá! Sou Aline Gomes da Cruz, neta de Clementina Dias de Melo, que passou a chamar-se Clementina Dias da Cruz ao casar-se com meu avô, José Sudário da Cruz. Segundo meu pai, um advogado procurou a minha avó na década de 60 para assinar uma procuração, onde entrariam com um processo para resgatar a herança do Barão de Cocais e nunca mais tiveram notícias disto. Na época, acho que os meus avós moravam na zona rural de Abre Campo.
Não consegui visualizar a base de dados.
Gostaria de saber mais informações sobre meus antepassados. Minha avó faleceu quando eu era bem mais nova, e meu avô também já é falecido.
Se alguém souber algo que possa vir a acrescentar o que sei, por favor, entre em contato.
Grata, Aline Cruz
https://www.facebook.com/aline.cruz.946

thiago disse...

ola boa tarde. me chamo antonio thisgo borges ....estou com meu pai em casa e falamos no assunto.ele me falou qu minha avó(maria ferreira borges) chegou a assinar uma procuracão no começo do ano de 1900.ela morava na fazenda com eu pai e tios ,ela era prima ou tia de 3 geraçao.\

meu email para contato é antoniothiagoborges@hotmail.com 67-92059028.att

Isadora disse...

Boa noite.meu nome é keila maria gonçalves Teixeira, eu sou de Rio Romba MG e desde de criança ouvia essa historia em casa de que meu avô era a 5° geraçao do Barão de Cocais.
o nome dele era Eduardo Gonçalves Filho primo do então (depudado ,prefeiito e hoje vereador em Belo Horizonte Mauricio de Freitas Teixeira Campos

Unknown disse...

oi pessoal no arquivo publico mineiro tem um livro escrito pelo padre pedro maciel vidigal onde consta toda a genealogia do barao de cocaes la tambem tem um documento que fica na gasveta 4 onde fALA TUDO SOBRE A CIA EM que barao de cocaes era o presidente esta associacao da mineraçao de barao dde cocaes tinha 14 ou 15 maioires mineradores de minas gerais na epoca do evento eu sou uma her

Unknown disse...

eu sou uma herdeira de um dos 15 mas ate hoje nao conseguimos receber nada .Temos tentado insistentemente.Eu comecei minha pesquisa em 2000 e agora foi que consegui encontrar todos os documentos necessarios.

val51mabar disse...

LIVRO : HISTORIA DE VIRGINOPOLIS
No livro: HISTORIA DE VIRGINOPOLIS, da professora Maria Filomena de Andrade, falando a respeito das primeiras familias moradoras do antigo municipio, temos este trecho:

FAMILIA LEITE

Antonio Furtado Leite, casado com Joaquina Antonia Ferreira tiveram os seguintes filhos, os quais vieram de Barao de Cocais para residirem em Patrocinio e aqui constituiram grandes familias.

1o.) Ana Furtado Leite, casada com Francisco da T. Arruda
2o.) Modesto {Furtado Leite], casado com Valeriana Leite [Maria de Jesus]
3o.) Altina, casada 2 vezes: primeiro marido chamava-se Luiz Mestre, o segundo Antonio Tadeu
4o.) Francisco Furtado Leite, casado com America Nunes Coelho
5o.) Luiz Furtado Leite, casado com Luiza Nunes Coelho (Sapucaia).

As tradicoes dizem ser descendentes do Barao de Cocais, mas falta agora saber quem sao os pais do Antonio Furtado Leite ou, se por acaso, o barao foi pai extra-conjugal de dona Joaquina Antonia Ferreira. Pelos calculos eles devem ter nascido entre 1810 ate 1830. Se alguem tiver esta informacao, por favor, envie para mim via valbarbalho@hotmail.com. Obrigado.

disse...

Já li o livro sobre o barão de cocais e a mina gongo-soco há algumas décadas. Lembro-me do autor citar a sua origem familiar como sendo filho adotivo, pobre, que se enriqueceu ao casar-se com moça rica. Seu modo de vida excêntrico...
Quanto a herança que deixou pelo que li em alguns sites, já prescreveu o prazo de requerimento, que era de 100 anos após a sua morte.

Isabella Maria disse...

Ola minha avó Maria de Paula faleceu com mais de 80 anos e meu avô Francisco de Paula Barros que faleceu tbém com mais de 100 anos sempre disse que minha avó Maria de Paula era sobrinha neta do barão de cocais mas a coisa é como investigar e ir atrás ela foi dada para tios e não tinha nome dos pais dela em seu nome a familia dela morava no Paraná, mas foi criada por tios que tinham sobrenome Leite e ficou na região velha barra em mg hj inundada por furnas e foi para nova barra-mg mas parece que o cartorio perdeu muitos dados com a mudança, pergunta é como pesquisar????

Isabella Maria disse...

Ola minha avó Maria de Paula faleceu com mais de 80 anos e meu avô Francisco de Paula Barros que faleceu tbém com mais de 100 anos sempre disse que minha avó Maria de Paula era sobrinha neta do barão de cocais mas a coisa é como investigar e ir atrás ela foi dada para tios e não tinha nome dos pais dela em seu nome a familia dela morava no Paraná, mas foi criada por tios que tinham sobrenome Leite e ficou na região velha barra em mg hj inundada por furnas e foi para nova barra-mg mas parece que o cartorio perdeu muitos dados com a mudança, pergunta é como pesquisar????

disse...

credito que o ideal é começar pelos livros de registro de batismo. Para tanto é necessário saber o local onde ela nasceu e a época. A partir daí, chegasse aos parentes próximos.

Heliomar melo disse...

Tentando uma possivel cidadania italiana me deparo com a informação de Barão dos Cocais. Minha família é Mello. meu tataravô: João Baptista de Mello. Meu bisavô: Manoel Joaquim de Nello. Será que sou parente do Barão de Cocais? Também quero dessa herança! Rsrsrs

Anônimo disse...

BOM DIA, PESQUISANDO SOBRE O ASSUNTO DA GENEALOGIA DOS PINTO COELHO, ENCONTRAMOS A PRESENÇA DELES NO PAÍS DE GUARAPIRANGA(HOJE PIRANGA), POIS PROCURARAM EM GUARACIABA, E ESTA CIDADE PERTENCIA AO PAÍS DE GUARAPIRANGA, E DECODIFICANDO O MAPA OCULTO DE MG, LOCALIZAMOS A ROTA DO MESTRE SÃO JOÃO BATISTA, TALVEZ CONSTRUÍDA PELOS PINTO COELHO, OS ENGENHEIROS DE EL REY E DOS ARQUITETOS JESUÍTAS...

Anônimo disse...

ENTREM EM CONTATO COM O ARQUIVO DO CONHECIMENTO CMC, DIRETOR MARCO ANTONIO GOMES DA CIDADE DE PIRANGA-MG, PARA MAIS DETALHES

Eliana disse...

Boa Noite
Fazendo uma pesquisa,, sobre o Barão de Cocais ,para a árvore de minha família, encontrei seu link ...
Achei muito interessante, porque minha Bisavó dizia ser parente do Barão de Cocais, minha família é de Minas Gerais, o nome de minha Bisavó é Delminda Águeda da Cunha e ela dizia que tinham terras de Minas até em Goiás
Caso possa me responder poderei dar mais esclarecimentos ou eu poderia obter algum para minha pesquisa.
Obrigada

Unknown disse...

Olá, Minha avó era Maria Pinto Coelho (morreu faz 10 anos, com 99 anos) uma das descendente do barão de cocais. Ouvi muitas histórias sobre fazendas, roupas antigas e pratarias que ficaram guardadas por muito tempo e também a história da herança. Sempre achei que fosse apenas história, até que me mostraram o jornal onde a herança foi anunciada. Para quem quiser ver, segue o link para a matéria de 1964.
http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/HotpageBN.aspx?bib=089842_07&pagfis=48089&pesq=&url=http://memoria.bn.br/docreader#

anônimo disse...

Meu bisavô viajou quase o brasil inteiro atrás de outras familias, e nao tinha aparecido quase ninguém, então ele resolveu tocar o processo sozinho, duas semanas depois ele recebeu a 1 carta de ameaça a minha bisavó e avó, ele nao deu confiança e continuou em frente, um mes depois 3 advogados dos 4 que ele tinha contratado, morreram "misteriosamente" num assalto, logo apos isso, a unica advogada restante continuou o processo, msm recebendo ameaças constantes, logo apos 1 mês de processo, a mesma advogada levou um tiro que atingiu sua coluna, por isso ele resolveu parar com o processo e se mudou para portugal, o tempo de reclamação de herança foi vencido, pois a quantidade era extremamente alta, e provavelmente faliria toda a inglaterra ja que o mesmo barão dos Cocais havia depositado um quantia de 100 milhões em moedas de ouro,e na carta enviada ao Itamarati, constava que esse valor era extremamente alto, os pedaços de terra foram tomados pelas prefeituras de determinados estados e repassado a população, o dinheiro nos cofres brasileiros misteriosamente sumiram

Anônimo disse...

meu nome é rafael caetano pinto, sempre ouvi historias sobre a herança,meu pai se chama sebastiao caetano pinto, meu avo pedro caetano pinto sobrinho, e o resto eu nao consegui achar, alguem sabe de alguma coisa??

Unknown disse...

Sou neta de Espiridião Cândido Coelho, e antes de 1965 meu avô foi procurado por uma prima e assinou procuração para habilitação na herança. Minha mãefala que nunca mais tiveram notícias do andamento.

Unknown disse...

Sou filho de Sebastião Pinto dos santos e neto Jovelina Pinto Couto e minha avó era Franciscá Maria de carvalho.meu pai nasceu em Conceição do Pará m.g.meu nome e Sebastião Pinto dos santos filho.será que sou parente do barão .

Unknown disse...

Sou filho de Sebastião Pinto dos santos e neto Jovelina Pinto Couto e minha avó era Franciscá Maria de carvalho.meu pai nasceu em Conceição do Pará m.g.meu nome e Sebastião Pinto dos santos filho.será que sou parente do barão .

Unknown disse...

ola meu nome e samuel matheus melo dos santos meu avó laercio jose de melo o vo e filho do tataraneto do barão meu vo nasseu 80 anos depois dele morrer e ainda estamos brigando pela erança mais isso ja faiz mais de 100 anos qui nois brigamos pela erança queria saber mais sobre eles e sabendo qui os parentes dele do barão migram de portugal para ca quero saber se eu posso ter chance de conseguir um passaporte europeu

Unknown disse...

Olá meu nome é Eduardo Antonio de Moraes; Filho de Joel Delgado de Moraes; Neto de Estevam de Moraes e Bisneto de José Francisco de Moraes; desde que me conheço por gente, ouço esta história, segundo meu avó Estevam, o pai dele tinha parentesco com o Barão de Cocais, inclusive ele andava a cavalo pelas fazendas na região da Mantiqueira...Juiz de Fora, etc.
Meu bisavô José Francisco de Moraes desapareceu no ano de 1965 ou 1966, quando procurava junto ao governo receber a herança... A bem da verdade não consegui fechar o elo deste parentesco... Se alguém souber agradeço a ajuda...Não tenho dados dos descendentes de José Francisco de Moraes.

Anônimo disse...

Minha avó sempre dizia que eramos donos de muitas terras ,são Sebastião e Minas Gerais mas nunca ninguém procurou saber,será que tem relação a esta herança???? Ela se chwmava Idalina Caetano da Silva se alguém douber algo mande em meu email por favor stecaromar@ig.com.br!!!

Anônimo disse...

Minha avó sempre dizia que eramos donos de muitas terras ,são Sebastião e Minas Gerais mas nunca ninguém procurou saber,será que tem relação a esta herança???? Ela se chwmava Ermelinda Caetano da Silva se alguém douber algo mande em meu email por favor stecaromar@ig.com.br!!!

Sheila disse...

Olá! Meu pai é Guaraci Nunes de Gouvêa e o Nuno Nunes de Gouvêa era avô do meu pai. Ele já correu atrás disso e fala da advogada Heloisa. sheilasgouvea@gmail.com

Unknown disse...

Sou filho de Fernando Luiz Santos Passeado, neto de Jacinto Madeira Passeado e Escila Maria Passeado, me lembro quando era pequeno ( não me recordo a idade), meu pai que nasceu em Cataguazes Minas Gerais foi procurado por um de seus irmãos para assinar uma procuração para um advogado que estava promovendo uma ação, ao que eu sei foi provado a descendência mais parece que essa tal herança nunca existiu.

Verônica Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Verônica Lima disse...

Sou neta de Godofredo Pinto e querubina de carvalho Pinto, sempre ouvi falar das tias mais velhas que somos descendentes do Barão de Cocais, mas não sei se é verdade.

Unknown disse...

e eu so a quarta geraçao os pachecos
,


daise disse...

Oi.. meu pai falou que na família tem Aniceto.. alguém poderia me confirmar? Oliveira eu vi que tem.. Somos Fernandes Oliveira descendentes de Aniceto Oliveira. Aqui só sobrenomes.

Unknown disse...

Meu sobrenome é Pinto de Andrade Rodrigues

Minha avó paterna Joana Moura Rodrigues Nascida por volta de 1918 na cidade de Pimenta-MG migrou para o interior de Goiás juntamente com meu Avó José Luiz Rodrigues na década de 40, ocasião em que recebera uma indenização do Estado para deixar sua propriedade na região em que foi construída a barragem de Furnas.

Segundo relatos de meu pai ela dizia ser descendente do tal barão de Cocais.

Estou procurando me aprofundar no assunto com o objetivo de pleitear um eventual processo de cidadania Portuguesa.

Se alguém aqui tiver parentesco com a minha Avó ou meu avô e souber mais informação sobre os descendentes do Barão de Cocais por favor entre em contato comigo: rape22@hotmail.com.br

Márcio Walter Machado disse...

Olá. Encontrei seu blogue fazendo pesquisa sobre o Barão, mas não consegui acessar os links sobre a genealogia. Conta minha mãe que minha bisavó recebeu uma carta do Banco da Inglaterra na década de 60 ou 70 falando da herança do Barão de Cocais da qual a família dela teria seria co-herdeira. No entanto, por falta de documentação, ainda não consegui estabelecer a ligação da família de minha avó com a do Barão. Onde poderia ter acesso às suas pesquisas, pois os links referentes ao assunto aqui não estão mais disponíveis na internet.

Josete disse...

Bom dia, sou neta de Benevenuto Feliciano Martins Barbosa/MG.Sempre ouvi de meu avô a história sobre a herança- Barão do Cocais, e ele sempre mandava dinheiro para pagar um advogado que estava promovendo uma ação. Ele e esposa já faleceram. Estou procurando me aprofundar no assunto com objetivo de pleitear um eventual processo de cidadania Portuguesa. e-mail josete.pereira2015@gmail.com

Atenciosamente.

Josete.

ZANDRA BENTES disse...

Minha avó é bisneta dele o pai dela neto como faço para requerer direitos tenho todos os documentos dele

ZANDRA BENTES disse...

Tenho a árvore genealógica do meu tataravô Barão de Cocais e tenho a certidão do meu bisavô com o nome na certidão do meu bisavô e a minha vó está viva ela e bisneta dele . Entrar em contato por favor

Italo Infantini disse...

Caro amigo,

Realizo pesquisas relacionadas a costados que viveram na região do Circuito do Ouro, dentre esses D. Anna Teresa Da Camara, possivelmente natural do então arraial S João do Morro Grande, casada com o Alferes Manoel José da Silva, esses pais de Maria Archangela da Silva, nascida no arraial de Santo Antonio do Ribeirão de Santa Barbara, que se casou com Joaquim Moreira Maia, de Vila de Sabará.
Cogito a possibilidade de que D. Anna fosse de um ramo dos Monis Da Camara, que se estabeleceram nessa região naquela época.. Mas por ora nenhuma pista encontrei para refutar ou reafirmar essa possibilidade.
Por gentileza, poderia me ajudar?

Meu WathsApp: 35988821000

Unknown disse...

Boa tarde, meu nome e Solange leite Alves e meu avô Antônio eufrasio leite nasceu em meiados de 1904 em barão de cocais, se casou com Maria do Rosário costa leite vi várias vezes meu sobrenome em algumas publicações mas infelizmente não consegui ver a árvore genealógica.

Unknown disse...

Meu vô orides pinto dos santos meu bisavô jovelino pinto do couto e francisca maria de carvalho quem pertence a arvore geneologica por favor entre em contato maria barros

Unknown disse...

Minha vó chamada Maria das dores pinto coelho nasceu em Guaraciaba e ela sempre falou q tinha um parentesco com o Barão.
Eu queria saber se o Barão tinha sua ascendência de cristãos novos (judeus forçados a virarem católicos na inquisição ) você pode me ajudar?

Unknown disse...

Meu nome e Israel

Unknown disse...

Esse caso de Barão de Cocais É folclórico, minha avó Maria Pinto dos Santos, também falava desse ocorrido!! Mas acredito que folclore da época!!

Mãe, turista, cinéfila etc. disse...

Olá. Seu pai Sebastião tinha uma irmã Francisca nascida em 1902? FRANCISCA era minha bisavó e os pais dela eram Jovelino Pinto Couto e Francisca Maria Carvalho.

Mãe, turista, cinéfila etc. disse...

Olá. Seu avô Orides era irmão da Francisca minha bisavó.

Unknown disse...

Meu avô era filho de Orides pinto dos Santos Neto de Jovelino pinto do couto

Unknown disse...

E de fato tem uma herança monstruosa em Portugal que será entreguei a 5 geração.

Rozenel disse...

Você conhece ou sabe me dizer quem foi Sebastião Caetano Pinto, Rita Caetano Pinto e Francisca Caetano Pinto, filhos de Alcindo Caetano Pinto e Alvina Caetano Pinto?

Unknown disse...

SOU APARECIDO DE SOUZA PINTO, FILHO DE JOEL DE SOUZA PINTO QUE É FILHO DE JOSE DE SOUZA PINTO PRIMO DE CARVALHO PINTO, PODERIAM ME AJUDAR A MONTAR O QUADRO DA FAMILIA DAI EM DIANTE?

Mãe, turista, cinéfila etc. disse...

Olá. Acho que sua avó era irmã da minha bisavó. Pode entrar em contato comigo? danielala

Mãe, turista, cinéfila etc. disse...

Olá. Acho que seu pai era irmão da minha bisavó. Pode entrar em contato comigo?

Mãe, turista, cinéfila etc. disse...

Você pode me mandar um email?